ENTIDADES PARAMAÇÔNICAS

Informações do site www.glesp.org.br

- ORDEM DEMOLAY

É uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade (21 anos), possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem:

  • Capacidade de liderança;

  • Senso de trabalho em equipe;

  • Cidadania;

  • Tolerância e respeito ao próximo;

  • Responsabilidade;

  • Respeito à hierarquia;

  • Criatividade;

  • Capacidade de tomada de decisão;

  • Sentimento fraternal;

  • Envolvimento social.

O ensinamento se baseia:

  • Na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais;

  • Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional;

  • Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

- ESCOTISMO

Você já experimentou deitar no chão para apreciar as estrelas? Cantar e contar histórias em torno de uma fogueira? Saber que não está sozinho nos momentos de dificuldade? Sentir felicidade por ter ajudado alguém?
Caso tenha respondido que não, você nem imagina o que sentem os escoteiros nessas ocasiões.

A vida dos escoteiros é acampar ao ar livre, entre árvores e animais, subindo montanhas, fazendo atividades no mar e nos rios, curtindo a natureza. Em sua pequena casa de lona, preparando sua própria comida e explorando os arredores, os escoteiros vivem momentos mágicos, testando seus limites e construindo amizades sólidas. Muitas pessoas que só vivem na cidade quase não percebem a beleza da natureza porque raramente a vêem e, com isso, perdem um pedaço da vida.
Mas não é só a vida natural e o companheirismo que interessam aos escoteiros, eles têm uma vida cidadã com preocupações e atitudes solidárias, participativas e são adeptos da cultura da paz.

O Escotismo é uma grande fraternidade. Ser escoteiro é aceitar o outro como irmão independente de etnia, classe, credo.  Se para você é importante ter muitos amigos, mas amigos de verdade,  no Escotismo você os encontra.
Ao pé do fogo, numa noite de acampamento, ou no fim de um dia de jornada, a fraternidade explode em alegria que se confunde com as labaredas do fogo crepitante. Esse é um dos momentos escoteiros que todos merecem experimentar.
Se você quer viver essas emoções, procure um Grupo Escoteiro!
Para saber mais consulte:

www.escotismo.com.br (Direção Estadual UEB-SP)
www.escoteiros.org.br (Direção Nacional - UEB)

- ESTRELA DO ORIENTE

Fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA).
É uma organização, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.

Dela fazem parte homens, Mestres Maçons e, mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma “maçonaria mista ou feminina”. Tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Para ser um membro da Estrela do Oriente, no caso de homem, deve ser Mestre Maçom regular e no caso das mulheres, é preciso ser esposa, viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, tia, ou cunhada de Mestre Maçom regular, e que tenham mais de 18 anos completos.
Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte à Ordem do Arco-Iris para Meninas e as Filhas de Jó, preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

Para formar um Capítulo é preciso no mínimo 21 membros, sendo obrigatório a presença de pelo menos dois Mestres Maçons Regulares.

- FILHAS DE JÓ

Surgiu nos Estados Unidos, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, no ano de 1920, tendo por intuito dar às meninas com parentesco maçônico, a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo. 

As Filhas de Jó são as garotas com parentesco maçônico e idade entre 10 e 20 anos que compõem o Bethel, nome dado ao local onde são realizadas as reuniões e que significa lugar sagrado. Em outras palavras, Bethel teria aproximadamente o mesmo significado de Loja para os Maçons e do Capítulo para os DeMolays. 

As principais atividades desenvolvidas por um Bethel são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais; sendo que as próprias Filhas de Jó ficam responsáveis por toda a elaboração, organização e execução de todas as atividades, sendo sempre assistidas pelo Conselho Guardião do Bethel. Para ser Filha de Jó, a garota deve ter entre 10 (dez) anos completos e 20 (vinte) anos incompletos e possuir parentesco por sangue, lei ou casamento com um Maçom, Esposa de Maçom, Filha de Jó ativa ou Membro de Maioridade da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

O Primeiro Bethel a ser instituído no Estado de São Paulo foi o  Bethel 1 São José do Rio Preto, em 19/12/1998, com a iniciação de 27 meninas.

- LOWTONS

São filhos, enteados e netos (de ambos os sexos) de maçons desde que tenham idade entre sete e quatorze anos. Ao serem adotados por uma Loja Maçônica, através de uma cerimônia especial de adoção de Lowtons, a Loja contrai para com eles a obrigação de servir-lhe de tutor e guia na vida social. Em razão desse empenho, as Lojas não devem conceder esta adoção senão com o máximo de prudência. Ao Lowton, após a cerimônia de adoção, deverá ser entregue um diploma que a Loja obterá junto a Grande Loja. Para isso há necessidade de atender aos procedimentos legais e de forma antecipada.

Os procedimentos legais para essa Adoção estão previstos na Constituição e Regulamento Geral da Grande Loja e os impressos para esse procedimento poderão ser obtidos na secretária da Glesp.

- PELICANOS DO ASFALTO

É um Grupo formado essencialmente por Maçons e para toda família, mas acolhe também IIr.'. não motociclistas e não maçons como "simpatizantes", desde que indicados e na presença de um Ir.'. que já faça parte do Moto Clube e desde que se identifique com os propósitos do Moto Clube Pelicanos do Asfalto. São cidadãos de comportamento social exemplar, de bons costumes e livre de preconceitos, e  também um canal permanente de comunicação entre IIr.'. de diversos orientes, que preservam a paz e praticam a solidariedade e filantropia nos passeios, fazendo desta e outras características um grande diferencial de outros Motoclubes. Em 2008 O Ser.'. Grão Mestre Francisco Gomes da Silva, vincula os Pelicanos do Asfalto a Secretaria das Entidades Paramaçonicas coordenada pelo Ir.'. Odair Girarde, para que juntos possam dar continuidade aos trabalhos já realizados e fortaleçam os conceitos praticados.

Em, 15/02/2005, através do Ato nº 152 de 02/02/2005, foi criada a Comissão Pelicanos do Asfalto, pelo Ser.'. Grão Mestre da época. Em Setembro de 2005 pelo Ato nº 253 - 2004/2007 foi então nomeado como Presidente o Ir.'. M.'. I.'. Vagner A. Ábila da ARLS Raposo Tavares, 184 de Osasco iniciando assim O Motoclube Pelicanos do Asfalto do Universo, que tem como meta a prática da Caridade, além de criar e possibilitar encontros fraternais em nossa Comunidade Maçônica. 

Acesse o site oficial dos Pelicanos do Asfalto www.pelicanosdoasfalto.org e saiba mais sobre suas atividades.

- PLEDGES

É uma organização para meninas de 7 a 11 anos de idade, que tem como finalidade o ensino de liderança, lealdade, fraternidade e também são ressaltados os valores familiares.  

O jardim das pétalas representa: a Primavera, o Sol, a Fé em Deus, o Amor, o Trabalho e a Amizade.    

As reuniões são feitas a cada 15 dias em Templos Maçônicos ou em salas capitulares. 

As Assembléias são patrocinadas por Lojas Maçônicas, possuem um Conselho Consultivo formado por adultos e tem como orientadora a Mãe Pledge.  

Aos 11 anos as meninas Pledges estão prontas para ingressar na Ordem Internacional do Arco-Íris.

- ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA

Trata-se de uma organização afiliada da Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino de 09 anos a 11 anos, indicados por um escudeiro, DeMolay ou maçom.

A unidade da “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda” denomina-se “Castelo”. Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros.
As reuniões de um Castelo devem durar, no máximo, 1 hora e, embora sejam secretas, podem contar com os pais dos escudeiros, além dos DeMolays e maçons.

©2012~2016 | Portal da Maçonaria