O que é Maçonaria

A Maçonaria, forma reduzida francomaçonaria, é uma sociedade secreta, embora atualmente seja reconhecida como sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si." 

Seus Princípios são a Moral Universal e a Lei Natural , ditadas pela Razão e definidas pela Ciência; reconhece um Ser Supremo; não admite debates acerca da religião , raça ou política.

 

A Instituição é una, indispensável e seus ensinamentos se comunicam em três graus: Aprendiz , Companheiro e Mestre.

 

Seus Princípios são a Moral Universal e a Lei Natural , ditadas pela Razão e definidas pela Ciência; reconhece um Ser Supremo; não admite debates acerca da religião , raça ou política

A Instituição é una, indispensável e seus ensinamentos se comunicam em três graus: Aprendiz , Companheiro e Mestre.

 

A Maçonaria respeita a organização civil e política de cada País em que se faz presente e atuante.

 

Aprecia nos homens o mérito pessoal , não a classe social ou a Antiguidade; em seu seio, todos os irmãos são iguais, sem que a Instituição despoje de seus méritos civis aos que os possuam.

 

Somente podem ser recebidos maçons, os homens livres, de bons costumes e de idade adulta.

 

Os maçons têm o dever de conduzir-se, moral e decorosamente, dentro e fora da Loja. Dão-se mutuamente o título de Irmãos. Buscam viver em harmonia, amar-se fraternalmente e protegerem uns aos outros no que for justo e perfeito.

 

A maioria das lojas tem reuniões regulares e semanais e se congregam em Potências Maçônicas, chamadas Grandes Orientes ou Grandes Lojas.

©2012~2016 | Portal da Maçonaria